LUSO-CANADIANOS
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Fizes-te me chorar....

Como todos os dias chegas a casa, despes o casaco e atiras-o para o chão (não é defeito é feitio), descalças os ténis (comprados a 1 mês estão bons para por no lixo) corres para a cozinha e abres o frigorífico para ver se te agrada alguma coisa... Agarras no comando da televisão e fazes um zapinge para ver se esta a dar os teus desenhos (mas que já sabes com antecedência que não estão a dar), olhas para mim desgostoso e tiras os livros da mochila... "C'est l'hour de faire les devoirs, mama". Acho-te graça pois todos os dias fazes exactamente o mesmo. Começamos pela tabuada de somar que odeias repetir mais de 2 vezes (pelo menos 3 vezes tem que ser filhote), segui-mos em frente para a gramática (com lógicas mais estúpidas que já vi mas tem que ser) e acabamos na leitura, aqui é que a porca torce o rabo... por mais que eu puxe por ti tem sido muito difícil... Mas ontem ( quarta-feira) tinha uma alegre surpresa para mim. Voltando um pouco atrás e para quem não se identifica muito ou tem conhecimento da doença do meu Dé, um dos sintomas é problemas de leitura... Crianças dysphasicas são crianças extremamente inteligentes comparando-as com as crianças "normais"... não conseguem ler (no inicio da doença) utilizando a lógica base do ler que é o de juntar silabas e consoantes mas sim "tirando" fotos da palavra, sei que é um pouco complicado de tentar explicar mas a lógica é simples e tendo como exemplo o Dé... ele olha para a palavra e a segunda vez que a vê já a sabe, quem não o conhece como um doente dyspahasico julga e bem que sabe ler... mas não.
Mas ontem tira-mos o novo livro de leitura e espantos dos meus espantos começas-te a juntar silabas e a ler. Sim leram bem o meu Dé leu uma pagina inteirinha de palavras, com alguns enganos pelo meio mas que rapidamente corrigia assim que eu lhe dizia não estar correcto e muitas vezes mesmo sem eu lhe dizer nada, a terceira palavra já as lágrimas me escorriam pela cara sem tu te aperceberes tão concentrado estavas na leitura. Tinha o coração apertadinho de orgulho, de orgulho de ser tua mama e de seres meu filho. Todas as velas acendidas e queimadas ate ao ultimo bocadinho de cera e pedidos que fiz para que tivesses rápidas melhoras na escola finalmente foram ouvidas e ... de um dia para o outro. Este é o primeiro passo de muito que se tenho a certeza que vão surgir e se até hoje sempre tive orgulho de seres quem é, mais do que nunca estou ainda mais orgulhosa, meu Anjo.
Acabamos a leitura contigo a perguntar-me:
Mama compras-me livros fáceis para eu ler? Viste mama a minha cabeça já não é maluca! Todo orgulhoso. Parabéns filho tu mereces, tu trabalhas forte para seres bem sucedido e eu tenho a certeza que o vais ser. AMO-TE AGORA E SEMPRE!
4 Comments:
Que bom Amiga :))
Fico muito feliz por vocês,imagino a tua felicidade, parabéns ao André.
Beijinhos,
Cristina
Obrigado amiga estamos todos ca em casa super contente
:)
Que bom querida....
estou muito feliz por voces ...como te entendo Nina ..também estou com alguens problemas com a minha Bia ..alia´s chegamos a ponderar se ela não será dislexica ...mil beijinhos
paula
Enviar um comentário
<< Home